sábado, 28 de abril de 2007

Manifestação estudantil

No dia de ontem, alguns estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dirigiram-se ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior com o fim de se manifestarem através de postais com imagens de uma sala degradada da Faculdade de Letras, assinados por alunos dessa instituição que se sentem lesados por certas decisões tomadas por parte do ministério.

A iniciativa que partiu da Associação de estudantes da Faculdade de Letras, pretendia demonstrar a insatisfação com alguns temas entre os quais: as bolsas de estudo, as instalações degradantes daquela instituição, a má transição feita para o tratado de Bolonha e a possível associação da Faculdade a empresas.

Os alunos mostram-se desagradados com a possível mudança para “Fundação Caixa Geral de Depósitos / Faculdade de Letras” pois não compreendem como é que uma instituição pública pode ser gerida por uma outra empresa, de igual modo manifestam-se perante a redução de bolsas e modificação desse mesmo sistema de atribuição ao que em vez de Bolsa de estudo passará a ser um crédito feito ao aluno, ou seja, o aluno carenciado vai ficar endividado ainda antes de acabar o curso.

Ao depararmo-nos com tal situação é caso para dizer Senhores Ministros, para que o programa Novas Oportunidades se não facilitam o financiamento aos estudantes? Assim é normal que os portugueses não terminem os estudos…

Nenhum comentário: